Shakira voltou com uma ambição, dominar o mundo de novo e nunca ser esquecida, como se isso fosse possível, e por isso juntou-se com uma das artistas mais poderosas do momento, Rihanna, para juntas tornarem-se inesquecíveis com "Can't Remember To Forget You", musica que ironicamente se esqueceu demasiado rápido tendo uma performance um pouco abaixo das expectativas.
Com isto a pergunta que se fazia era, e agora? O que fará Shakira a seguir?
Pois bem, quando todos pensavam que talvez a cantora tivesse dado tudo de si, ela volta e surpreende tudo e todos com uma nova e muito elogiada música. Um verdadeiro império musical, cheio de elementos de rock e electrónica como a cantora prometeu que faria.
"Empire" nada tem a ver com "Remember", nem com os trabalhos anteriores de Shakira e muito menos com o que se ouve nas rádios nos dias de hoje, tornando esta música num enorme risco, ao ser lançada como single, nada que a cantora não esteja habituada a fazer - arriscar - mesmo sabendo de avanço que as faixas não serão os mega-hits de que necessita.
Esta faixa não superará certamente "Can't Remember To Forget You" nem será o hit que a cantora precisa para que o seu álbum venda bem a nível mundial, mas é sem dúvida uma faixa épica, excitante e que cativa mais o ouvinte com os seus electrónicos "ooohhh" e com o poder da voz mais uma vez irrepreensível da cantora colombiana.
Embora esta seja uma faixa incialmente calma, tem um refrão extremamente melódico seguido dos já referidos "ooohhhh" que tornam esta canção para lá de catchy. Nada nesta canção é menos do que uma experiência de euforia e energia.
Os verdadeiros fãs da cantora de "Inevitable" sempre gostaram mais do seu lado mais "roqueiro", e por isso esta canção está a ser tão bem recebida, ainda que, não nos podemos esquecer que os seus mega-hits mundiais foram sempre canções dançantes e latinas, veja-se "Whenever, Wherever", "La Tortura", "Hips Don't Lie" e "Waka Waka", daí a enorme dificuldade de "Empire" em tornar-se em mais um sucesso para a cantora nas tabelas de vendas, porque não é a Shakira que o público em geral aprecia, é apenas a Shakira dos seus verdadeiros fãs.
Em conclusão, a cantora colombiana sempre foi pautada pela sua enorme personalidade musical e o seu estilo muito próprio, que é como quem diz uma enorme mistura de estilos musicais que resulta sempre muito bem para diferentes públicos e talvez por isso, Shakira demore a fazer um hit, mas quando o faz, torna-se numa das cantoras mais universais de que há memória tendo tido canções no topo das tabelas de vendas em todos os continentes e 2 das suas músicas entre as mais vendidas do milénio.
Com "Empire", ela mais uma vez não está a seguir tendências nem a tentar recriar um "Hips Don't Lie", está sim uma vez mais a desafiar as leis do mercado musical e a mostrar o que este álbum quer mostrar, o seu poder vocal característico, o seu estilo e ainda o seu império enquanto artista.
Bem-vinda de volta Shakira.
RATING:




0 comentários:
Enviar um comentário