HOS Presents: 33 songs that would help an album to be more successful


Quantas vezes não vemos os fãs a implorarem a um artista para lançar determinada canção? Perdemos a conta. Na realidade, muitas vezes as músicas preferidas dos fãs são mesmo aquelas que nunca foram lançadas oficialmente.

Todos os nossos álbuns preferidos têm uma ou mais canções nunca lançadas que têm tanto ou mais potencial que os seus singles e quem sabe não teriam feito mais sucesso. 

Existem casos em que a insistência dos fãs acaba por ser vitoriosa, como em "Dark Horse" de Katy Perry, inicialmente lançada apenas como single promocional junto com "Walking On Air", a música tornou-se single assim que a editora percebeu o sucesso da canção junto dos fãs da cantora. 

Temos ainda o caso mais flagrante de Nicki Minaj e o seu primeiro grande sucesso mundial, "Super Bass". A canção nem estava incluída na versão principal do disco "Pink Friday" e nunca tinha sido pensada como single e a verdade é que a popularidade junto dos fãs fez com que fosse lançada. 

Hoje a situação repete-se com "Truffle Butter", mais uma vez não incluída na versão principal de "The Pinkprint", mas graças à popularidade entre os fãs, Nicki e a sua editora decidiram lançar a canção como o novo single oficial, abdicando de "The Night Is Still Young" que fora pensada inicialmente como novo single. "Truffle Butter" já está no top 30 da Billboard sem qualquer promoção.

Mas, infelizmente, nem todas as canções mais adoradas pelos fãs acabam lançadas como "Dark Horse" e "Super Bass",  mesmo com muitos apelos e downloads. 

Por isso mesmo o HOS compilou uma lista de 33 canções que teriam ajudado determinado álbum a ser mais bem sucedido e que caso tivessem sido lançadas, teriam certamente alcançado o sucesso que outras canções não alcançaram.

33. Nicole Scherzinger - "Killer Love"


Presente no disco: "Killer Love" (2011)

"Killer Love" é a canção que deu nome ao primeiro disco a solo de Nicole Scherzinger. Esta produção de RedOne teria sido certamente mais um single da cantora a deixar a sua marca, mas acabou por nunca ser lançado apesar de ser uma das preferidas entre os fãs.



32. Anastacia - "Stay"


Presente no disco: "Resurrection" (2014)

"Stay" foi escrita assim que Anastacia soube que teria de enfrentar, uma vez mais, a luta contra o cancro. A cantora em vez de ir para casa após ter esta notícia triste, decidiu ficar em estúdio e escrever "Stay" dizendo que ainda não estava pronta para partir deste mundo e que ia ficar e lutar! Teria sido a balada perfeita para fazer também com que Anastacia ficasse nas tabelas de vendas por mais tempo.



31. Nicki Minaj - "Whip It"


Presente no disco: "Pink Friday: Roman Reloaded" (2012)


"Whip It" seguiu as linhas de "Starships" e "Pound The Alarm". Também produzida por RedOne, esta teria sido facilmente mais um sucesso nas tabelas de vendas, mas acabou por nunca ser lançada. Mesmo sem promoção entrou para as tabelas de vendas de países como o Reino Unido e Japão.



30. Ciara ft. Chris Brown - "Turntables"


Presente no disco: "Fantasy Ride" (2009)

"Turntables" tinha todos os ingredientes para suceder ao único sucesso que este disco produziu, "Love Sex Magic". "Turntables" é sexy, soava actual, era Ciara do primeiro ao último segundo e ainda tinha a colaboração de um dos nomes mais populares daquele ano - Chris Brown. Mesmo com todos os ingredientes para se tornar o prato principal de "Fantasy Ride", acabou por ser apenas um dos "restos"...!



29. Evanescence - "Anywhere"


Presente no disco: "Origin" (2000)

"Origin" foi o primeiro disco não-oficial da banda Evanescence. Lançado em 2000 numa edição limitada, este disco continha os primeiros trabalhos da banda que dariam origem ao primeiro e aclamado disco oficial, "Fallen" (2003). "Whisper", "Imaginary" e até "My Immortal" já constavam neste disco e passaram depois a constar em "Fallen". Lamentavelmente, "Anywhere" não teve a mesma sorte e não passou para "Fallen", não recebendo qualquer atenção. Acreditamos que se tivesse sido trabalhada à semelhança de "My Immortal" e outras, teria sido mais um sucesso da banda.


28. Chris Brown - "Don't Be Gone Too Long"


Presente no disco: "X" (2014)

Este é daqueles casos que por mais que se tente, não se consegue compreender! "Don't Be Gone Too Long" é talvez a faixa mais comercial e com mais potencial para se tornar um sucesso neste último disco de Chris Brown. Foi idealizada como single, tinha a participação de uma das cantoras do momento - Ariana Grande - e até foi filmado o video oficial e quando tudo parecia dado como certo, algo inexplicável acontece. O lançamento de "Gone" é cancelado e a versão oficial que consta no disco não tem os vocais de Ariana. Esta seria com certeza a nova "Don't Wake Me Up" para Brown e o sucesso que este disco não teve.



27. Cheryl - "A Million Lights"


Presente no disco: "A Million Lights" (2012)

Depois dos lançamentos de "Call My Name" e "Under the Sun", a balada que deu nome ao terceiro disco de Cheryl seria o lançamento certo para continuar a dar bons resultados à queridinha da POP britânica - só que não foi. "Lights" é sem dúvida uma das canções preferidas de todo o reportório da cantora, por parte dos seus fãs, mas acabou por ser dispensada.  



26. Jennifer Lopez - "Expertease (Ready Set Go)"


Presente no disco: "A.K.A" (2014)

"Expertease" acabou por ser a única faixa presente em "A.K.A" com produção de RedOne, que foi inicialmente cotado para ser o produtor executivo do disco e assinar a maioria das suas produções, até que Jennifer, após o fracasso de "Live It Up", decidiu mudar a sonoridade do disco para algo mais urbano. "Expertease" escrita por Sia, foi colocada apenas na versão deluxe deste disco e não lhe foi dada qualquer atenção, mas esta seria talvez o sucesso que este álbum não conseguiu criar com os seus lançamentos todos falhados.



25. Jessie J. - "Gold"


Presente no disco: "Alive" (2013)

"Alive" é sem sombra de dúvidas um dos discos mais criticados de que há memória. O segundo trabalho da britânica Jessie J. é por muitos apontado como o destruidor da sua carreira. Muitas músicas poderiam ter sido lançadas para tentar amenizar o fracasso em que acabou por se tornar este disco. "Gold" é talvez a faixa com mais potencial, tem a letra inspiradora, o apelo comercial, a voz sempre irrepreensível de Jessie e tinha tido para tornar este disco menos criticado, mas acabou por ser deixada no esquecimento. 



24. Kesha - "Animal"


Presente no disco: "Animal" (2010)

A canção que dá nome ao disco de estreia de Kesha, seria a escolha óbvia para suceder a "Tik Tok" em vez da irritante "Blah Blah Blah". Sempre foi uma das músicas preferidas dos fãs e teria sido certamente mais um grande sucesso para a artista. Rumores dizem que sempre foi intenção de Kesha lançar a canção como single, mas que o produtor executivo do álbum, Dr. Luke não permitiu. Provavelmente os dois estarão neste momento em tribunal a resolver estas e outras questões e por isso mesmo não teceremos mais nenhum comentário a não ser que "Animal" é um sucesso desperdiçado.


23. Alexandra Burke - "Between the Sheets"


Presente no disco: "Heartbreak On Hold" (2012)

O polémico segundo trabalho de Alexandra Burke acabou por não convencer e tornou-se num fracasso de vendas para uma das cantoras mais promissoras dos últimos anos. Após o lançamento de "Elephant" e "Let It Go", "Between The Sheets" seria a escolha natural e óbvia para continuar a promover o disco. "Sheets" é a faixa que mais aproximaria os fãs da cantora uma vez que é a música que mais se aproxima do que foi feito pela cantora no início da sua carreira com "Overcome". 



22. Pink - "Slut Like You"


Presente no disco: "The Truth About Love" (2012)

Haverá musica que soe mais a Pink, que esta "Slut Like You"? A única produção de Max Martin, presente no extremamente bem sucedido, "The Truth About Love" foi sem dúvida o single que faltou lançar para completar na perfeição esta era de Pink. Agressiva, comercial e épica, assim é "Slut Like You".



21. Shakira - "Chasing Shadows"


Presente no disco: "Shakira" (2014)

"Chasing Shadows", escrita e cedida por Sia, para o álbum homónimo de Shakira, é uma das canções mais interessantes de todo o disco. Este é mais um daqueles casos em que uma música brilhante é colocada apenas na versão "deluxe" de um disco e acaba por nunca ser lançada. Teria sido um bom single de encerramento desta era.



20. Natasha Bedingfield - "No Mozart"


Presente no disco: "Strip Me" (2010)

Depois dos sucessos comerciais dos primeiros trabalhos, a britânica Natasha Bedingfield voltou em 2010 mais despida que nunca com "Strip Me", mas não correu bem. Tanto o disco como os seus singles oficiais tornaram-se grandes fracassos comerciais. A irresistível "No Mozart", presente neste disco, poderia não fazer milagres, mas estamos convictos que teria deixado a sua marca nesta era da qual já ninguém se lembra.



19. Maroon 5 - "Runaway"


Presente no disco: "Hands All Over" (2010)

Salvo pelo maior sucesso da banda, "Moves Like Jagger" à ultima hora, este "Hands All Over" acabou por não ser o fracasso comercial que se chegou a temer que fosse. Com as performances medíocres que fizeram os três primeiros singles seria de esperar que nenhum outro single fizesse melhor, mas "Runaway" tinha potencial para fazer muito melhor, sendo uma das melhores canções da banda. Ainda que não fosse tão grande quanto "Jagger" temos a certeza que deixaria a sua marca nas tabelas de vendas. 




18. Adele - "Don't You Remember"


Presente no disco: "21" (2011)

30 milhões de cópias vendidas depois, na realidade este álbum não precisava de lançar qualquer outro single ou de provar algo, mas não podemos deixar de mostrar a força de um disco que deixou de lançar músicas épicas como esta "Don't You Remember" e que mesmo assim vendeu e continua a vender mais anualmente que muitos álbuns recém chegados ao mercado e com mais promoção.



17. Demi Lovato - "Fix a Heart"

´

Presente no disco: "Unbroken" (2011)

Como um disco com tanto potencial só teve 2 singles oficiais? "Fix a Heart" é talvez o maior erro deste trabalho. Uma das faixas mais adoradas dos fãs, críticos e até outras celebridades que falavam constantemente desta canção nas redes sociais, mas mesmo assim não foi suficiente para Demi e a sua equipa lançarem "Fix a Heart" como single. O nosso coração também nunca conseguiu ser consertado após nunca termos um vídeo oficial e a promoção desta música.


16. "Don't Get It Twisted"


Presente no disco: "The Sweet Escape" (2006)

"Don't Get It Twisted" é uma das músicas "mais Gwen" de todo o seu reportório. Teria até mais potencial para ser lançada como single de avanço deste disco, do que a própria "Wind It Up". Viciante, divertida e comercial - tudo pormenores que passaram ao lado da cantora e da sua equipa, que perderam assim mais um sucesso que tanto fazia falta a este disco que não conseguiu alcançar os números do seu predecessor.



15. Katy Perry - "Legendary Lovers"


Presente no disco: "Prism" (2013)

Temos a certeza que aquando da publicação desta contagem ainda estarão fãs de Katy Perry a rezar para que ela lance "Legendary Lovers" como o novo single de "Prism". Uma das músicas mais adoradas pelos fãs desde o primeiro momento, foi descrita logo como futuro single certeiro também pelos críticos, mas parece que isso não vai acontecer. "Lovers", se trabalhada no inicio da era "Prism", talvez após "Dark Horse", com um bom video e promoção teria tudo para se tornar em mais uma canção lendária para a carreira de Katy Perry.



14. Kelly Clarkson - "Addicted"


Presente no disco: "Breakaway" (2004)

Todos os cinco singles lançados deste magnifico trabalho de Kelly Clarkson foram brilhantes e bem escolhidos. O erro aqui foi não se lançarem ainda mais canções épicas que este disco continha, entre elas "Addicted". Quase que conseguimos imaginar/visualizar um vídeo bem "dark" como a própria canção e ainda conseguimos visualizar também mais um single a dar alegrias a Kelly nas tabelas de vendas.


13. Miley Cyrus ft. French Montana - "FU"


Presente no disco: "Bangerz" (2013)

"Bangerz" foi o disco que trouxe de volta o nome de Miley Cyrus para o mapa da música POP. O mundo espera para ver o que virá depois deste álbum, mas enquanto espera, e após o lançamento de apenas 3 singles oficiais, "FU" era a escolha certa para 4º single deste disco. Esta é uma das faixas mais adoradas pelos fãs desde o início do lançamento do disco e que possibilitaria mais um vídeo polémico, dada a sua composição algo agressiva.


12. Taylor Swift - "Jump then Fall"


Presente no disco: "Fearless" (2008)

"Fearless", o segundo e mais bem sucedido trabalho de Taylor Swift até ao momento e talvez por isso tenha sido reeditado após o enorme sucesso que fez no mundo inteiro. "Jump then Fall", embora nunca lançada como single foi sempre a mais popular de entre as novas canções, tendo sem qualquer promoção alcançado a 10º posição na Billboard Hot 100! É verdade, é das poucas canções na história que mesmo sem lançamento oficial conseguiu figurar entre as 10 músicas mais vendidas. Ainda hoje não conseguimos perceber como esta canção nunca foi lançada oficialmente.


11. Beyoncé - "Poison"


Presente no disco: "I Am...Sasha Fierce" (2008)

"Poison" é uma música que Beyoncé incluiu numa das muitas reedições de "I Am...Sasha Fierce" e que ficou perdida entre tantos lançamentos que este disco proporcionou. Faltou "Poison". Esta música desde cedo chamou à atenção dos fãs, críticos e até colegas de profissão. Nicki Minaj por exemplo, numa entrevista chegou a declarar o seu amor por esta canção, desejando que ela fosse lançada em algum momento, mas nunca foi....infelizmente! A música chegou ao primeiro lugar na Coreia vendendo mais de 100 mil cópias na sua estreia.


10. No Doubt ft. Major Lazer & Busy Signal -  "Push and Shove"


Presente no disco: "Push and Shove" (2012)

A canção que deu título ao último disco da banda No Doubt é de longe a melhor de todo o álbum e deveria ter sido logo lançada como 1º single ao invés de "Settle Down". Um vídeo foi gravado e chegou a ser pensada para ser lançada como 2º single, mas "Looking Hot" acabou por ser a escolhida e assim se desperdiçou o sucesso que a banda precisava para fazer deste disco o seu verdadeiro retorno.


9. Christina Aguilera - "The Right Man"


Presente no disco: "Back to Basics" (2006)

"Back to Basics" foi mais uma aventura de Christina Aguilera que procurou reinventar-se de lançamento para lançamento, basta pensar da enorme transformação pelo que passou nos seus três primeiros trabalhos. "Back to Basics" é talvez o mais arriscado e brilhante trabalho da sua carreira e o que mostra mais o seu talento. "The Right Man" é aquela música que tinha todo o potencial para ser lançada como single e ser um enorme sucesso. É talvez a melhor faixa alguma vez gravada por Aguilera, mas infelizmente acabou por nunca ser lançada oficialmente.



8. Leona Lewis - "Glassheart"


Presente no disco: "Glassheart" (2012)

Acusada muitas vezes de ser uma cantora "chata" que só lança baladas, "Glassheart" poderia ter sido o seu passaporte para o sucesso com o disco com o mesmo nome que acabou por se tornar no seu grande fracasso comercial. "Glassheart" seguia a tendência de 2012, incluindo elementos dubstep, soando ainda diferente de tudo o que a cantora tinha gravado anteriormente. Talvez fosse este o sucesso  perdido que faltou a este disco.


7. Madonna - "Gang Bang"


Presente no disco: "MDNA" (2012)

Conseguem imaginar o vídeo maravilhoso que "Gang Bang" daria a Madonna? Uma música diferente de tudo, pouco comercial mas muito aliciante. É uma canção que dava um vídeo cinematográfico ao nível do que Lady Gaga arriscou fazer nos últimos anos em vídeos como o de "Telephone". Esta "Gang Bang" é diferente, polémica e teria trazido pelo menos mais atenção para este disco que acabou por passar um pouco despercebido. 


6. Kylie Minogue - "Les Sex"


Presente no disco: "Kiss Me Once" (2014)

Como? Como Kylie Minogue deixou de lançar um dos maiores hinos da sua carreira? "Les Sex", presente em "Kiss Me Once" nunca foi lançado como single oficial, sendo a canção com mais potencial de todo o disco, para se tornar no sucesso que "Into The Blue" e "I Was Gonna Cancel" não se conseguiram tornar. 


5. Bruno Mars - "Talking To The Moon"


Presente no disco: "Doo-Wops & Hooligans" (2010)

"Talking To The Moon" é sem dúvida o grande sucesso desperdiçado por Bruno Mars em "Doo-Wops & Hooligans". Teria sido o sucessor ideal de "The Lazy Song", para se tornar em mais um nº1 para Bruno Mars. No Brasil, chegou a ser a canção mais tocada nas rádios em 2011.


4. A Great Big World - "I Don't Wanna Love Somebody Else"


Presente no disco: "Is There Anybody Out There?" (2014)

"I Don't Wanna Love Somebody Else" é a linda balada que deveria ter sido lançada após a magnifica "Say Something", para que esta banda não se tornasse em mais uma "One Hit Wonder" (intérpretes com um só sucesso). "Somebody Else" é tão ou mais mágica que "Say Something" e também tem uma composição universal e com que muitos apaixonados se identificariam. Infelizmente acabou por nunca ser lançada e assim a banda perdeu uma oportunidade de vencer, quem sabe, mais um Grammy, como o fizera com "Say Something".


3. Rihanna - "Breakin' Dishes"


Presente no disco: "Good Girl Gone Bad" (2007)

"Breakin' Dishes" será para todo o sempre conhecida como o maior sucesso desperdiçado por Rihanna no seu disco mais bem sucedido até aos dias de hoje, "Good Girl Gone Bad". Esta canção foi várias vezes escolhida para ser single, mas acabava sempre adiada a favor de outra canção. Tantos foram os adiamentos, que a canção acabou mesmo por nunca ser lançada. Só de imaginar uma Rihanna furiosa a partir pratos num vídeo, daríamos tudo para que esta canção tivesse sido lançada.


2. Britney Spears - "He About To Lose Me"


Presente no disco: "Femme Fatale" (2011)

"He About To Lose Me" é mais um daqueles casos em que uma música com muito apelo comercial tem apenas lugar na versão "deluxe" de um disco. "Lose Me", foi desde o lançamento do disco, uma das preferidas dos fãs, havendo vários clubes de fãs a implorar para que Britney e a sua equipa a lançassem como single, tal como fizeram com "Criminal", que foi sempre muito acarinhada pelos fãs e acabou por ser o 4º single de "Femme Fatale". Britney também afirmava que "He About To Lose Me" era uma das suas músicas favoritas de todo o material. Ainda assim, acabou por nunca a lançar, tendo provavelmente perdido a oportunidade de ter mais um sucesso com este disco que produziu os hits, "Hold It Against Me", "'Till The World Ends" e "I Wanna Go". 


1. Lady Gaga - "Brooklyn Nights"

Descartada do disco: "ArtPop" (2013)

Há quem diga que "Brooklyn Nights" disputou o seu lugar em "ArtPop" com "Mary Jane Holland" e esta última acabou por sair vitoriosa. Inexplicavelmente este é um erro a dobrar! Todas as outras 32 canções presentes nesta contagem estavam presentes nos discos dos artistas, mas "Brooklyn Nights" não só não foi lançada como single como também nem sequer constou em nenhum disco da cantora. "Brooklyn Nights" foi dos primeiros títulos a ser anunciado pela cantora nas redes sociais aquando do processo de criação de "ArtPop" e seria certamente mais um sucesso para um dos discos mais criticados dos últimos anos. Esperamos que no próximo trabalho o mesmo erro não seja cometido por uma das cantoras mais excitantes dos últimos anos no universo POP - Lady Gaga.

0 comentários:

 
Hit Or Shit © 2009 - 2014 | Designed by Rúben (Hit Or Shit? admin) | Acções: Nova Publicação | Painel