Para um artista com uma carreira já estabelecida, reinventar-se pode ser o segredo para a longevidade da sua carreira mas pode ser ao mesmo tempo um dos riscos maiores que um cantor pode correr.
Alcançar o sucesso não é o mais difícil, manter é que é o grande desafio.
Vamos por isso conhecer 12 artistas corajosos e 12 exemplos recentes de cantores/bandas que arriscaram e que lançaram discos que mudaram completamente a sonoridade e em alguns casos até a direcção das suas carreiras.
Pronto para esta viagem? Basta clicar em 'ler mais'.
12. Tony Bennett & Lady Gaga - 'Cheek to Cheek'
Quando todos já anunciavam o fim da carreira da cantora de 'Alejandro', a mesma surpreende tudo e todos ao lançar o seu disco colaborativo 'Cheek to Cheek' que mesmo com toda a polémica ao redor de 'ArtPop' conseguiu tornar-se em mais um nº 1 para a cantora. Lady Gaga com 'Cheek to Cheek' tornou-se na primeira artista a ter três discos no primeiro lugar da Billboard 200, na década de 2010. O disco de jazz marca um enorme afastamento em relação à sonoridade POP a que a compositora e intérprete nos habituou e já conta com quase 2 milhões de cópias vendidas mundialmente e uma digressão bem sucedida, mostrando a enorme versatilidade da cantora de 'Bad Romance'.
11. Nicki Minaj - 'Pink Friday: Roman Reloaded'
E depois de um disco de estreia bem sucedido e talvez influenciada pelo sucesso da 'comercial', 'Super Bass', Nicki Minaj surpreendeu tudo e todos ao abraçar no seu segundo trabalho um género até aqui pouco trabalhado. A fusão do POP/EDM e Hip-Hop foi conseguida quase na perfeição por Minaj que de repente conquistava novos fãs sem querer perder-se das suas origens. Quem ouviu o primeiro álbum da rapper, seguramente que nunca a imaginou a cantar músicas como 'Whip It', 'Starships' e/ou 'Pound the Alarm'.
10. Miley Cyrus - 'Bangerz'
Miley nunca quis ser apenas uma estrela da disney! Ela já tinha avisado que não queria ser domada até que com 'Bangerz' mostrou de uma vez por todas que ninguém a parava! Abraçando géneros musicais e posturas que até aqui não estávamos habituados a ver, Cyrus recrutou Mike Will Made It, conceituado produtor de Hip-Hop para dar uma nova direcção à carreira da estrela e deu mesmo. Este era o disco que ninguém esperava e que cumpriu o seu objectivo, o de colocar o nome Miley Cyrus no topo das tabelas de vendas.
9. Black Eyed Peas - 'The E.N.D'
Na verdade, os Black Eyed Peas sempre foram conhecidos por não terem uma sonoridade definida, misturando o pop com o r&b e hip-hop na perfeição, mas com 'The E.N.D' deu-se uma enorme viragem na carreira da banda, pois abraçaram um som muito mais electrónico e até futurista. O mundo não estava ainda preparado para uma canção como 'Boom Boom Pow' mas o que é certo é que este é ainda um dos raros lançamentos recentes que fora bem sucedido - mais de 11 milhões de unidades vendidas.
8. Beyoncé - 'Beyoncé'
Este disco foi uma surpresa em todos os sentidos. Não só na sua sonoridade como também no seu lançamento surpresa e que mudou todas as pré-definições da industria musical. Abraçando um estilo completamente novo, Beyoncé soou com o seu disco homónimo mais alternativa do que nunca, não afectando em nada a sua carreira, aliás revitalizou-a tendo vendido mais de 5 milhões de unidades mundialmente, um número significativo tendo em conta a situação actual.
7. Maroon 5 - 'Overexposed'
'Moves Like Jagger' e o seu estrondoso sucesso é a grande culpada pela existência deste disco 'Overexposed' com uma sonoridade totalmente POP, e que transformou a carreira da banda até aos dias de hoje. Os Maroon 5 do tempo do disco de estreia 'Songs About Jane' não são definitivamente a mesma banda. O que é certo é que ainda hoje se mantêm no topo das tabelas de vendas.
6. Britney Spears - 'Blackout'
O 5º disco de Britney Spears, fosse ele qual fosse seria sempre complicado e muito aguardado, pois seria o primeiro disco desde o colapso nervoso que quase pôs termo à vida de uma das cantoras mais lendárias do nosso tempo. Contudo, 'Blackout' não foi óbvio, foi aliás uma grande surpresa, sendo até aos dias de hoje o disco de Britney mais bem recebido pela critica tendo sido considerado um dos mais consistentes da carreira da cantora de 'Piece Of Me'. O mesmo marcou uma enorme mudança de sonoridade em relação aos trabalhos anteriores da princesa da POP, abraçando mais os géneros 'electropop' e até o 'R&B'.
5. Rihanna - 'Rated R'
Hip-Hop, Rock, Dubstep são os géneros dominantes em 'Rated R', o quarto disco de originais de Rihanna e que na altura chocou os fãs pela grande mudança de sonoridade em relação aos trabalhos anteriores. Influenciado pelos acontecimentos entre a cantora e o seu até então namorado Chris Brown, o disco conteve músicas com uma sonoridade e composição bem mais 'obscura' do que os trabalhos anteriores da artista e que só voltaria a ganhar cor com 'Loud' lançado um ano mais tarde.
4. Christina Aguilera - 'Back to Basics'
Se há cantora que se reinventa quase a cada lançamento, essa cantora é Christina Aguilera, contudo 'Back to Basics' é sem dúvida a sua maior aventura. Influenciado pelo jazz e soul, este disco mesmo não alcançando os números dos seus antecessores é ainda hoje um marco na carreira da cantora de 'Hurt' e um dos maiores riscos já tomados na música POP. Um artista 'mainstream' num mercado cada vez mais regido por tendências, lançar um disco com uma sonoridade como o jazz e ser bem sucedido merece ter crédito e ser reconhecido por isso e como tal não poderíamos não ter 'Back to Basics' nesta contagem.
3. Nelly Furtado - 'Loose'
'Loose' marca uma das maiores transformações da carreira de um artista de que há memória. Ninguém podia prever que Nelly Furtado, a menina que costumava ser como um pássaro e voar, se tornaria numa promiscua devoradora de homens. A sonoridade urbana deste novo disco marca um enorme distanciamento em relação aos trabalhos anteriores da luso-descendente. 'Loose' é ainda hoje um dos discos mais bem sucedidos dos últimos anos, tendo superado as 10 milhões de unidades vendidas.
2. Shakira - 'She Wolf'
E continuando no mundo selvagem, temos agora a loba mais famosa do mundo, Shakira. Com uma carreira sólida, dominada pelos géneros musicais 'pop latino' e o 'rock', nada fazia prever que em 'She Wolf', a colombiana abraçasse o 'electropop'. 'She Wolf' é a música e ao mesmo tempo o álbum que ninguém esperaria ouvir Shakira cantar, mas não é que soou melhor do que nunca? Aúuuuuuuuu!
1. Taylor Swift - '1989'
Quem mais poderia estar no primeiro lugar desta contagem? Taylor Swift, a maior estrela POP da actualidade que ironicamente lançou 4 discos antes de '1989' todos eles dominados pelo 'country'. Impressionante como uma cantora consegue passar da maior estrela 'country' da actualidade, para a maior estrela POP num ápice e fazendo das suas concorrentes apenas sombras do estrondoso sucesso de '1989' que é já o seu lançamento mais bem sucedido até aos dias de hoje.
Qual o vosso álbum favorito e qual o artista que mais arriscou?














0 comentários:
Enviar um comentário