"Uptown Funk" é a música do momento! Todos falam nela, todos a cantam, mas mais importante que isso, esta canção é neste momento nº1 nos mercados mais importantes como os Estados Unidos e o Reino Unido, entre muitos outros. Mas a nossa pergunta é porquê?
Sendo esta uma canção mais "lenta" do que o normal e não contendo qualquer refrão como é habitual nos sucessos POP é estranho como esta música pode estar a bater todos os recordes de vendas.
Para resolver este mistério a MTV falou com um especialista nestas matérias, um professor da conceituada "Popular Music and Dean of School of Music & Performing Arts".
Joe Bennett, considera então que a música de Mark Ronson e Bruno Mars,
É definitivamente mais lenta em termos de tempos do que estamos habituados a ouvir nas musicas pop contemporâneas.
O professor acrescenta ainda que,
A maioria das musicas pop contemporâneas tem uma média de mais de 120 batimentos por minuto, "Funk" tem cerca de 115, portanto, supostamente, não teria os ingredientes necessários para ser um sucesso. Musicalmente, ele soa um pouco mais excitante do que tudo o que está a ser lançado neste momento. Não é tão frenético, é sim muito mais descontraído.
Apesar de não ser uma faixa tão frenética como já foi referido, Bennett considera que a mesma, ainda assim, tem lugar nas pistas de dança, e por isso ficará por muito tempo ainda nas tabelas de vendas.
Todas estas opiniões do especialista, acabam por fazer sentido uma vez que o próprio Mark Ronson contou algumas das dificuldades que teve ao criar esta canção.
Tudo começou por ser apenas uma batida. Uma batida que o Bruno usava nos testes de som da sua digressão. Nós tentamos tudo para criar um refrão mas nada fazia sentido.
No final, a música acabou mesmo por não ter o tradicional refrão e na opinião de Bennett é isso mesmo que torna a canção especial e é esse o segredo do seu sucesso um pouco inesperado.
O mais emocionante da canção, é o riff de bronze - a parte que quase não tem vocais. É uma como uma exortação real para dançar naquele ponto da pista de dança.
Tensão. Tempo. Groove. "Uptown Funk" é a canção que tem tudo. Como Bennett disse,
Ronson tem o talento de pegar no sulco do funk dos anos 80 e aplicá-lo num ambiente contemporâneo.
Concordam com tudo o que foi dito? Estão também viciados nesta canção?







0 comentários:
Enviar um comentário